Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mostuea muricata Sobral & Lc.Rossi VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-10-2012

Criterio: D2

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Mostuea muricata é um arbusto com ocorrência no bioma Cerrado e, possivelmente, Mata Atlântica. Tem distribuição disjunta, com quatro subpopulações conhecidas no Estado de São Paulo e, provavelmente, uma no Mato Grosso. Em ambos os Estados há intensa atividade agrícola, com culturas variadas e bem sucedidas (dependendo da região). Assim, são conhecidas cinco situações de ameaça que podem elevar a espécie para a categoria "Criticamente em perigo" (CR), se não forem cessadas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mostuea muricata Sobral & Lc.Rossi;

Família: Gelsemiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Centro-Oeste (Mato Grosso), Sudeste (São Paulo).Primeiramente registrada por Sobral; Rossi (2003) no Estado do Mato Grosso - Município de São Félix do Araguaia - e em quatro localidades no Estado de São Paulo - Municípios de Anhembi, Descalvado, São Carlos e São Simão. (Bechara et al, 2007).Possui distribuição geográfica descontínua, sendo assim muito suscetível a extinções locais.

Ecologia

Hábito arbustivo a sub-arbustivo, com altura entre 0,5 e 1,5 m, que frequenta solos arenosos no sub-bosque de cerradões.Na análise feita por Bechara et al (2007) houve sincronismo na frutificação, ocorrendo um pico de produção de frutos maduros no mês de junho, discordando do período citado por Sobral; Rossi (2003). Nessa mesma análise se observou a ocorrência de propagação vegetativa, com formação de moitas. Ocorre uma raizpivotante profunda, e muitas raízes sub-superficiais. Em geral, dois ou mais caules emergentes se interligam no sub-solo através das raízes sub-superficiais, tratando-se na realidade de apenas um único indivíduo. Ramos da planta também podem mergulhar no solo, enraizar e emitir novos ramos.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Incluída na lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- SOBRAL, M. Gelsemiaceae. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

- SOBRAL, M.; ROSSI, L. Mostuea muricata (Gelsemiaceae), a New Species from Brazil. Novon, v. 13, p. 325-328, 2003.

- BECHARA, F.C.; CAMPOS FILHO, E. M.; SILVEIRA, R. L.; ET AL. Estrutura Populacional de Mostuea muricata Sobral & Lc. Rossi (Gelsemiaceae) em Área de Cerrado. Revista Brasileira de Biociências, v. 5, n. 1, p. 99-101, 2007.

Como citar

CNCFlora. Mostuea muricata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mostuea muricata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 01/10/2012 - 16:40:24